Markestrat

O QUE OFERECEMOS // CONSULTORIA

TEMAS

DIAGNÓSTICO EM GOVERNANÇA

Descrição

Aplicamos o nosso preparo analítico e metodológico para recomendar melhorias e mudanças na governança.

Short-Case

Empresa de grande porte do setor de açúcar e álcool no contexto nacional. Os acionistas contrataram o diagnóstico e tiveram recomendações para implantar o Conselho de Família e Conselho de Administração. Como resultado da implantação das recomendações, cuidamos do clube de herdeiros de terceira geração e estruturamos a governança corporativa da empresa, inclusive, para comunicação com bond-holders estrangeiros.

DIAGNÓSTICO
EM GESTÃO

Descrição

Conduzimos entrevistas na organização para avaliar o modelo de gestão e propor recomendações.

Short-Case

Empresa de grande porte em celulose e embalagens no contexto nacional. Os acionistas e diretores solicitaram o diagnóstico em gestão com atenção especial ao processo de consolidação das operações de uma das empresas adquiridas pelo grupo. A partir do diagnóstico foram definidas as diretrizes estratégicas, com alinhamento orientado para resultados entre o time executivo e os acionistas.

PROTOCOLO DE
INTENÇÕES FAMILIARES

Descrição

Desenvolvemos, junto com o cliente, um conjunto de regras que suportarão as decisões sobre sucessão na gestão, sucessão patrimonial, política de distribuição de lucros e reinvestimentos, entre outras decisões da empresa familiar.

Short-Case

Empresa de médio porte do setor de alimentos com sede em Minas Gerais. Os sócios não sabiam como lidar com a falta de tomada de decisões nem sobre como criar formas produtivas para a participação dos herdeiros. Apoiamos o processo de entendimento dos familiares por meio de encontros de família e ciclos de alinhamento. Ao final do projeto, alguns herdeiros estavam capacitados para a gestão da empresa e os sócios passaram a ter alinhamento, tanto que foram bem sucedidos na aquisição de um competidor regional.

ACORDO
DE SÓCIOS

Descrição

Desenvolvemos, junto com o cliente, um conjunto de regras que comporão o acordo de sócios. Alinhamos com o corpo jurídico do cliente ou indicamos profissionais da nossa rede.

Short-Case

Empresa de grande porte em agronegócios (laranja, café, cana-de-açúcar) e investimentos imobiliários urbanos. Historicamente cada sócio desenvolveu uma unidade de negócio com liberdade total mas sentiam a necessidade de organizarem-se em um grupo econômico. A entrega do nosso projeto contou com a definição de um conjunto de critérios para a tomada de decisão, prestação de contas e gestão orientada para resultados.

CONSELHO
DE FAMÍLIA

Descrição

Estruturamos um fórum de diálogo para as famílias tratarem de assuntos de seu interesse e dos negócios. Os conselheiros lideram atividades que promovam uma melhor comunicação entre os familiares e dos negócios com os familiares, que elevem o nível de capacitação e conhecimento sobre o negócios pelas famílias.

Short-Case

Empresa de médio porte no comércio localizada em Minas Gerais. As famílias dos sócios estavam distantes e pouco apoiavam as decisões de negócios, gradativamente estes desalinhamentos foram sendo transferidos para os sócios. O nosso projeto reverteu este quadro e a estruturação do Conselho de Família tem se mostrado adequado para dirimir questões do passado e para apontar novos rumos de desenvolvimento.

CONSELHO DE
ADMINISTRAÇÃO

Descrição

Estruturamos um fórum de diálogo para os sócios tratarem de aprovação e monitoramento das decisões estratégicas da empresa. Os conselheiros avaliam as iniciativas do time executivo, aprovam e deliberam sobre investimentos, questões orçamentárias e gestão de riscos.

Short-Case

Empresa de grande porte em fertilizantes e comércio de insumos agrícolas com sede em Minas Gerais. A empresa solicitou o desenvolvimento da sua governança em que o Conselho de Administração foi fundamental para estabelecer como os sócios poderiam alinhar a tomada de decisão e cobrança de resultados do time executivo. Neste contexto específico, haviam sócios investidores, sócios executivos e diretores executivos não sócios. O Conselho de Administração foi estruturado com estatuto próprio e preparado para se tornar deliberativo com conselheiros independentes.

HOLDING

Descrição

Estudo sobre a estruturação de holdings patrimoniais e operacionais, sobre a arquitetura apropriada para a proteção dos investidores e dos negócios. A implantação conta com o corpo jurídico do cliente ou indicamos profissionais da nossa rede.

Short-Case

Empresa de médio porte em comércio localizada no Paraná. O trabalho de governança demandou uma arquitetura de holdings patrimoniais e empresas de participação para atender aos diferentes interesses de quatro blocos controladores. Ao final do projeto, a governança da empresa estava suportada pela constituição das holdings, pelo acordo de sócios, protocolo familiar e Conselho de Administração.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Descrição

Desenvolvemos ciclos de gestão estratégica suportados por ondas de implantação de iniciativas organizadas em projetos. A nossa abordagem metodológica considera a avaliação do ambiente competitivo e as condições da organização.

Short-Case

Empresa de médio porte com atividades diversificadas em consultoria, negócios imobiliários e agronegócios. A família controladora precisava definir suas prioridades de investimento, redimensionar a sua estrutura organizacional e definir os resultados a serem alcançados. O nosso trabalho suportou estas demandas com a aplicação do nosso método de gestão estratégica.

MODELO DE NEGÓCIOS
E NOVOS NEGÓCIOS

Descrição

Estruturamos modelos de negócios para startups, para empresas já desenvolvidas que queiram inovar ou aumentar a sua atratividade perante investidores.

Short-Case

Empresa de grande porte em diferentes setores do agronegócio que está presente em diversos Estados com sede no Paraná. Os sócios discutiam o futuro do seu modelo de negócios frente às novas oportunidades de mercado e considerando os planos dos herdeiros que passaram a participar da gestão da empresa. O nosso projeto auxiliou a elaboração de modelos de negócios alternativos para estruturar a tomada de decisão pelos acionistas.

Markestrat
Rua Claudio Soares, 72 - Cj. 1417 – CEP 05422-030 - Pinheiros - SP
Av. Alice de Moura Braghetto, 691 - CEP 14021-140 - Ribeirão Preto - SP
+55 (16) 3456-5555 | www.markestrat.org

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!